Responsabilidade

Principais Idéias

  • Relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona.
  • Metas empresariais focando o desenvolvimento sustentável da sociedade.
  • Foco na redução das desigualdades sociais.

Desenvolvimento Sustentável

  • Trata do equilíbrio entre o crescimento econômico em longo prazo, progresso social e cuidado ambiental.
  • É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer as gerações futuras.
  • É o crescimento que não esgota os recursos para o futuro.

Objetivo Geral

Contribuir para melhoria da qualidade de vida de adolescentes e jovens de baixa renda, inclusive aqueles em situação de risco social, na faixa etária de 15 a 24 anos, oferecendo-lhes oportunidade de qualificação e inserção no mercado de trabalho, através de um programa de formação profissional, que visa prepará-los não apenas tecnicamente, mas possibilitar o desenvolvimento das atitudes e competências exigidas no mercado de trabalho que lhes permita enfrentar os desafios do mundo globalizado.

Objetivos Específicos

  • Qualificação profissional através de cursos direcionados ao seguimento de auto peças;
  • Inserção social por meio do trabalho (1º emprego);
  • Formação para a cidadania e educação integral para a vida;
  • Melhoria das condições sócio-econômicas da clientela atendida pelo programa;

Justificativa

Os jovens compõem a maior parcela de desempregados no país; na idade de 15 a 24 anos são 18%, contra 9,4% da média geral da população. Esse desemprego está fortemente associado à violência, causa de maior taxa de mortalidade entre jovens nesta faixa etária.

No nordeste, onde a desigualdade social e a concentração de renda é maior, a situação é ainda mais grave:

  • Pernambuco detém o 2º pior Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ) do país;
  • Apresenta a 2ª maior taxa de mortalidade do país por causas violentas, na faixa de 15 a 24 anos de idade, perdendo apenas para o RJ;
  • O Estado também ocupa uma das piores posições no ranking nacional de ocupação dos jovens; cerca de 23,5% com idade de 15 a 24 anos não tem atividades;

Fontes: Pnad/IBGE, Unesco – Relatório de Desenvolvimento Juvenil,2003.

Nesse contexto, a formação profissional e a inserção no mercado de trabalho aparece como uma alternativa à criminalidade.

Criando-se oportunidades para o desenvolvimento dos jovens, e o acesso a empregos de qualidade contribui-se para geração de renda e melhoria da situação familiar, além de resgatar a auto estima e reforçar a confiança no futuro.

O seguimento de oficinas, reparação automotivas e venda de autopeças no Estado encontra-se em expansão, acompanhando o aumento da frota de veículos em todo o país.

A chegada em massa de montadoras asiáticas e européias no Brasil, em 2000, deu inicio a este crescimento. Contudo o mercado se torna cada vez mais exigente e carente de profissionais qualificados para atender a demanda.

O maior desafio de quem atua no setor é a capacitação técnica; segundo pesquisas, em 2006, 73,3% dos alunos egressos de cursos técnicos na área encontraram ocupação, segundo pesquisa do Senai. Trata-se portanto de um mercado bastante promissor.

Fonte: Jornal do Commercio – Economia, 24/10/2007.

É nesse panorama econômico favorável, aliado ao cenário de crescimento da responsabilidade social empresarial que a Quality assume o desafio de conceber e implementar seu projeto social, voltado para ações que permitam resgatar a esperança de uma geração de jovens brasileiros, transformando o círculo vicioso no qual “os jovens não conseguem trabalho por não ter experiência e não ganham experiência por não ter trabalho” num círculo virtuoso em que os participantes do programa tenham vagas garantidas no mercado.

Recursos / Meios

  • Instrutor técnico;
  • Sala de aula / local apropriado;
  • Alimentação (lanche);
  • Recursos materiais e didáticos;
  • Leis (PPE-PE) e dispositivos jurídicos;
  • Parcerias técnicas e financeiras (Senac, Senai, Sebrae,Ação Empresarial pela Cidadania);
  • Voluntariado.

Atividades a serem desenvolvidas

  • Firmar parcerias públicas e privadas para obtenção de recursos técnicos e financeiros;
  • Contatar Lideres na comunidade e Escolas públicas para identificar a clientela do programa;
  • Contratar Coordenador Técnico para gerenciar acompanhar o Projeto;
  • Elaborar Plano de Ação e cronograma das atividades.

Atividades

  • Envolver funcionários da Empresa no Programa, estimulando o voluntariado empresarial;
  • Apresentar o Projeto Social da Quality às empresas integrantes da Ancora.
  • Criar um nome para o Projeto/Programa.

Resultados Esperados

  • Melhoria das condições socioeconômicas dos jovens atendidos e respectivo entorno;
  • Elevação da auto-estima desses jovens;
  • Melhoria da perspectiva de futuro;
  • Auto-sustentação das empresas que compõem a Ancora através de mão-de-obra qualificada;
  • Melhoria da produtividade dessas empresas.
  • Construção de uma imagem positiva da empresa perante a sociedade.

Filiado a Âncora